15 de outubro de 2008

O Cofre do fim do mundo



Foi inaugurado na Noruega no início desse ano o Cofre do fim do mundo. Uma estação que pretende ser uma espécie de arca de Noé moderna. O cofre pretende abrigar sementes de todas as variedades conhecidas de plantas com valor alimentício.
O Cofre do fim do Mundo, foi construído através de uma parceria entre o governo da Noruega e a ONU, situa-se em um arquipelágo remoto que se chama Svalbard, situada já no círculo Ártico e pertencente a Noruega.
Sua construção começou em março de 2007,e foi inaugurada em abril desse ano. A estação fica a uma profundidade de 120 metros dentro da montanha de Spitsbergen, uma das quatro ilhas que compõe o Svalbard.
Segundo Kerry Fowler, diretor do projeto, a iniciativa visa criar um "repositório" da agricultura mundial caso aconteça alguma catástrofe a nível mundial, como guerras nucleares, queda de asteroídes e mudanças climáticas.
A construção da estação dentro de uma montanha também favorece a preservação das plantas, pois o solo gelado continuaria a fornecer refrigeração natural caso houvesse uma falha no sistema mecânico. O Cofre é composto por três câmaras que tem a capacidade de guardar 4,5 bilhões de amostras de sementes.
Um dos motivos que levaram a criação do projeto, foram as bruscas mudanças climáticas que vêm acontecendo no nosso planeta, mas não é o único motivo. Segundo alguns especialistas a construção do complexo era uma necessidade pois vários países tiveram seus bancos de sementes destruídos por guerras ou desastres naturais nos últimos anos.

Veja a reportagem do Jornal Nacional sobre o caso:




Mas qual seria a verdadeira razão por trás da sua construção? Será que sabem de algo que não sabemos?

0 Comentários: