14 de outubro de 2008

E se os sistemas operacionais fossem casas?

Como seria se o Unix, Windows, Linux e o Osx, fossem casas?



O Unix seria uma velha mansão vitoriana, uma das primeiras residências a serem construídas e ensinaria os construtores técnicas que poderiam ser aplicadas em construções mais recentes.
Teria um estrutura sólida e uma fundação estável e poderia ser reformada e aumentada sem problemas. O metódo com que seriam feitas as fundações serviria de base para as estruturas de outras casas que seriam construídas futuramente.



O Windows seria uma casa popular.
Seria construída muito rapidamente, de maneira mais barata e com acabamentos de segunda qualidade. Com o tempo necessria de uma reforma por que o material barato acabaria se desgastando e no final você acabaria gastando uma fortuna para resolver esses problemas.
Teria problemas também para limpeza, por mais que você limpasse sempre estaria suja, quando você se desfizesse de algum objeto de decoração por exemplo, por mais que você achasse que se livrou daque móvel sempre encontraria restos dele escondidos nos cômodos da casa.
Outro problema seriam as pragas, você teria que chamar constantemente um exterminador para se livrar delas, e as vezes gastar uma nota preta pelos serviços.



OSx é uma mansão moderna.
Suas fundações seriam baseadas na mesma fundação das casas Unix. Quando você olhasse dentro, cada sala estaria organizada e com um circulação bem fácil. O chão estaria sempre limpo e as luzes posicionadas de maneira que a casa parecesse perfeita.
Quando a casa terminasse de ser construída , a construtora iria fechar a porta da frente, ia remover a maçaneta e colocar grades na janela para que você não tocasse em nada. Se você não gostasse disso? eles diriam "vá se ferrar nós não nos importamos com o que você pensa!"


Linux seria a casa do carpinteiro.
A fundação seria sólida, também baseada nas fundações da casa Unix, mas seria inspecionada por milhares de que viriam de vários cantos do mundo.
Ela seria tudo aquilo que você gostaria se você soubesse o que fazer. Estaria tudo lá para você. As portas, janelas, paredes e o telhado. Você poderia deixar do jeito que você quiser, mas para isso teria que trabalhar duro.
Depois de terminada, raramente você precisaria fazer alguma reforma, você não precisaria se preocupar com rachaduras e se quisesse poderia aumentá-la o quanto quisesse pois o projeto original permitiria isso.
Todo mundo no seu bairro iria querer saber como você fez uma casa tão bonita e barata. Depois de explicar que você fez tudo sozinho, as pessoas virariam as costas e nunca mais falariam contigo, e diriam que você é um "deles".

1 Comentários:

Decon disse...

Muito bom post e parabéns pelo blog.
Parceria: http://www.deconspace.blogspot.com/